Muitas pessoas na tentativa de minimizar a perda de massa muscular, cortam totalmente as atividades aeróbicas. Mas isto pode trazer problemas de saúde a curto ou longo prazo ?
Fazer aeróbicos sem dúvida tem seus benefícios, contudo achar que a prática é uma garantia de vida saudável, é outra história. Jim Fixx que o diga. Atleta famoso que divulgava a corrida como principal esporte na prevenção de doenças cardíacas, morreu aos 52 anos com ataque cardíaco fulminante. A morte dele é apenas um lembrete de que é possível ter grande capacidade aeróbica e ainda sofrer de doenças cardíacas fatais.
Na verdade, a falta de aeróbicos não está nem no topo dos fatores de risco de doenças cardíacas. De acordo com o pai dos aeróbicos, Dr. Keneeth Cooper que listou em seu livro “Running Without Fear”, um ranking dos principais fatores que geram problemas cardíacos. Em primeiro lugar estava “histórico familiar e hereditariedade”, em segundo “vida estressante e personalidade” e só no sétimo lugar a atividade física é citada, e não é nem falta de aeróbico e sim “inatividade física e hábitos sedentários”.
Não estamos querendo dizer que aeróbicos são ruins, mas sim que a atividade não é sinônimo de saúde perfeita e que você não precisa ficar com uma pulga atrás da orelha achando que vai sofrer um ataque cardíaco só porque passou um período sem fazer aeróbicos, durante um bulking. Existem diversos fatores que vão contribuir para este tipo de problema e se for citar especificamente os aeróbicos, não será a falta dele que ira contribuir, mas sim a falta de exercícios em geral.
academia, suplementos, fitness, musculação, massa, proteina, creatina
