Suplementos de proteína não são apenas importantes para quem quer ganhar músculos. Pesquisas já indicaram que a ingestão de suplementos de proteína todos os dias contribui para melhorar o sistema imunológico, facilita a cura de contusões e machucados, e promove uma pele mais bonita e saudável. A necessidade de proteína no corpo humano fica atrás apenas da necessidade de água.
Mesmo que você não malhe ou seja um atleta, o consumo diário de um suplemento de proteína pode lhe trazer inúmeros benefícios nutricionais. Porém se você malha ou pratica exercícios físicos com regularidade, o consumo de um suplemento de proteína diário, especialmente ao acordar e após a atividade física, irá lhe trazer enormes benefícios que simplesmente não podem ser ignorados.
Existem basicamente 2 tipos de proteínas: as completas e as incompletas. As proteínas completas contém todos os 8 aminoácidos essenciais, os quais não podem ser produzidos pelo corpo, precisando assim ser consumidos. As proteínas incompletas têm deficiência de 1 ou mais dos aminoácidos essenciais.
Você deve focar sua atenção nas proteínas completas (ex: leites e derivados, carnes, ovos, whey), pois são elas as responsáveis pela construção de músculos.
As fontes de proteínas completas são várias, e para compará-las em termos de qualidade foi criado a escala do Valor Biológico. Esta escala mede a eficiência pela qual seu corpo usa uma fonte específica de proteína. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter.
É muito importante você dividir seu consumo de proteína ao longo do dia em todas suas refeições, de preferência de 3 em 3 horas. Assim você irá manter um balanço nitrogênico positivo, mantendo seu corpo em anabolismo (construindo e mantendo músculos) e também ajudando a controlar os níveis de açúcar em seu sangue (evitando engordar).
Suplementos alimentares ricos em proteínas lhe ajudam muito a consumir proteínas construtoras de músculos de alta qualidade com muita praticidade e sabor. Os benefícios para sua saúde e corpo são inquestionáveis.
Então… qual a proteína certa para você? Qual o suplemento de proteínas você deve escolher?
Abaixo estão os melhores suplementos protéicos das melhores marcas. Procuramos dividi-los em categorias e colocar as melhores informações possíveis para que você faça a escolha mais inteligente sem ter que gastar muito tempo!
Obs: Ao escolher seu suplemento de proteína é aconselhável que você analise as informações nutricionais do produto para avaliar o tipo de proteína utilizada e quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras por dose. Em geral, um suplemento com maior concentração de proteínas por dose é naturalmente um pouco mais caro do que um que tem muitos carboidratos na porção.
- Categorizado por Fonte de Proteína
Whey Protein – a proteína mais popular e considerada por muitos a melhor. Muito recomendada logo após acordar e logo após malhar/exercícios.
Whey Protein Isolado – uma variação da Whey Protein com geralmente maior valor biológico e concentração. Muito recomendada logo após malhar/exercícios intensos.
Proteína Time-Release – proteína de digestão lenta. Muito recomendada antes de dormir e para quando você for passar períodos superiores a 3 horas sem comer proteínas.
Albumina – proteína do ovo, considerada uma ótima fonte, e já usada a décadas. Para toda hora.
Proteína de Soja – proteína da soja, uma fonte saudável e eficaz de proteína não-animal. Para toda hora.
Proteínas Combinadas – são suplementos de possuem mais de uma fonte de proteínas (ex: whey + albumina, whey + soja, albumina + soja, etc…
academia, suplementos, fitness, musculação, massa, proteina, creatina